terça-feira, 27 de agosto de 2013

O que eu acho importante dizer às minhas filhas

Amores da minha vida,

Assusta-me a adolescência. Assusta-me  o tempo passar tão depressa. Assusta-me o afastamento necessário mas doloroso da adolescência, e depois não vos conseguir alcançar. E por isso, aqui vai uma série de coisas que vos quero dizer para o futuro. No futuro onde não vão ter paciência para ouvir mas, esperançosamente, possam ler e dizer: "oh mamã, que lamechice do pior"- olha a minha ingenuidade em achar que ainda me vão chamar mamã....

Mergulhem no mar! Sempre que tiverem oportunidade mergulhem. Não importa se a água é fria, gelada mesmo, se a depilação não está impecável...., mergulhem. Mergulhem em piscinas, nos rios, nas lagoas... entrem na água. Andem de baloiço. Sempre que encontrarem um e bem alto. Nunca desperdicem uma boa rede. Namorem muito, apaixonem-se perdidamente, chorem e depois voltem a apaixonar-se. Sejam gentis e generosas para as vossas amigas. Preservem o património "amigas" que é valioso. Vai haver muitas zangas e mal-entendidos mas lembrem-se que a maior parte das vezes as chatices entre amigas devem-se a inseguranças várias, algumas das quais vossas. Sejam simpáticas para os namorados das vossas amigas, mas lembrem-se que as razões que têm de compreender são as delas, as lágrimas que têm de limpar são as das vossas amigas. E tentem não dizer muito mal dos namorados alheios. Eles voltam. Quando tiverem coisas importantes a dizer, pensem antes e digam na cara. Mas, por favor, não usem aquele lema de "eu sou muito direta e frontal e portanto digo o que me apetece", que é apenas estúpido, mal-educado e desnecessário.
Riam-se muito. Com gargalhadas e lágrimas. Experimentem. Vão. Entrem. Perguntem. Queiram saber. Por favor, viajem. Muito. Metam conversa. Conheçam pessoas. Façam coisas novas. O limite é a vossa integridade. Física, emocional e social. Na queima arranjem uma amiga/companheira/não te largo nem por nada. A sério. É útil. Dancem muito, sempre. Até doer os pés. Mesmo em sítios que não é suposto. Por favor, tenham sentido de humor e riam-se de vocês mesmas. Não se levem demasiado a sério. Ah! Vocês são lindas. Não se limitem por inseguranças tolas. Os defeitos que vocês amplificam com lupa ninguém vê. A sério. Experimentem. Façam. Aquela coisa do "só me arrependo do que não fiz" é uma estupidez. Muito vezes arrependemos do que fizemos. Temos de admitir que fizemos asneira e pedir desculpas sinceras. E saber perdoar quando nos pedem desculpa. E tentar não voltar a fazer. Isto é crescer.

Mergulhem no mar. Enterrem os pés na areia. Gostem do vento. Afinal são Leceiras ou não? Andem à chuva e depois tomem um banho quente. Cantem. Amem música. Façam festas a animais. Nunca desperdicem uma conversa interessante.

E pronto, acho que é isto. Em me lembrando vou acrescentando qualquer coisa.

Da vossa,

mamã

Sem comentários:

Enviar um comentário