sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Leça, Matosinhos, Braga, Bristol....

Eu vivo em Leça desde os 4 anos, mas pelo meio já vivi em Bristol (quase 6 anos) e em Braga (7 meses em full time, mais 2 meses em part time).

Posso, hoje, dizer que adorei cada uma delas. Digo hoje porque quando saí de Bristol jurei que nunca na vida teria saudades, mas ao fim de 3 anos já não era bem assim, e como a memória tem destas coisas, neste momento tenho saudades, muitas saudades (de Bristol e de Londres, onde nunca vivi, mas onde fui muitas vezes nesses 6 anos de vida de emigrante).
Não gostaria de ir viver para nenhuma dessas neste momento (faz-me falta o mar), mas apesar de ser desta geração, não me identifico com esta falta de mobilidade típica da maioria das pessoas da minha idade/geração (entendo por geração aqueles que nasceram 5 anos antes ou depois de mim, mais coisa menos coisa...) mas isto é muito pano para outras mangas que não estas. Por isso se a vida para lá me levasse, para lá iria (ou para qualquer outro sítio se assim tivesse que ser).

Tal como a caríssima esposa, consigo apontar o dedo a coisas especificas que amei/amo nas três cidades onde vivi (certo, Leça está longe de ser um cidade, mas aqui estou a falar da vivência urbana e nesse aspecto não fica longe de nenhuma cidade, temos tudo). Aquilo de que sinto falta é obviamente proporcional ao tempo vivido em cada um dos sítios...

Braga
Tal como a caríssima esposa tenho suadades de ir a pé a quase todo lado, tenho saudades do café Viana, da facilidade que tinha de ir ao café e comprar pão, do espaço para passear os cães. Do bom Jesus nem tanto... Do restaurante indiano....

Bristol
Aqui a lista pode ser infindável, mas vou tentar resumir....
Tenho saudades dos pubs, de guiness, das zonas comerciais (eram duas, muito diferentes), da waterfront (era o mais parecido que havia com o mar, mas acabei por me apaixonar), de Londres, de um bom english breakfast, do brasão da cidade do Porto junto á câmara municipal (era para bristol que vinha ia o vinho do Porto), dos pubs, de guiness, de Londres, dos downs (algo tipo parque da cidade, mas mais simples e com melhores vistas), da suspension bridge, do mercado semanal, da queijaria do mercado (fabulosa), de Londres, até do sítio onde trabalhei como barman... dos pubs, de guiness, de chocolate chip cookies verdadeiras, de blue berry muffins fresquinhos, de apple pies, de portobello road (espera isso é em Londres...), porra, até de fish and ships (que deve ser a pior fast food do mundo), de Camden town (and london again), a hamburgaria gourmet (tinha sido votada como o 3º melhor fastfood place em Inglaterra), Gloucester road, de um bom kebab, dos grafitis do banksy, da galeria tate (london again - durante os 6 anos, acho que não falhei nenhuma das exposições/instalações  semestrais).... Deve faltar aqui qualquer coisa, mas para já fica assim... Porra carissima esposa, quando é que vamos a Londres e bristol?

Sobre leça, leça é a minha terra... Matosinhos só passou a ser desde que abrimos a nossa loja, até aí era só ponto de passagem para o Porto/foz.... Leça é a minha terra, sou feliz aqui. Um dia destes perguntaram-me se ainda valorizava o mar, hell yes, adoro a marginal, o farol, a marina, o Porto de Leixões, sempre que tenho tempo (3/4 vezes por semana) vou pelo caminho "longo" para o trabalho só para ver como está o mar!

Acima de tudo adoro a minha família e seria feliz onde quer que tivesse que viver com elas todas (caríssima esposa, filha mais velha, filha mais nova e duas cadelas). Se pudesse trazia a irmã para mais próximo....

E já agora, quando é que vamos a Englaterra (a caríssima esposa ainda hoje me goza porque quando falo de Inglaterra, digo Englaterra....será?)???

Sem comentários:

Enviar um comentário