segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Benedita, Prof Fátima e Pi

Uma das coisas que me surpreendeu descobrir nesta viagem da maternidade foi a forma como me apeguei às educadoras das minhas filhas. Sou uma mãe galinha, galinha. E a fase de adaptação às escolinhas das minhas duas filhas foi, e ainda está a ser, um drama. Não por ciúmes e porque não quero que elas se apeguem a outras pessoas, como muita gente faz questão de dizer e que é, para mim, das coisinhas mais estúpidas que me podem dizer. É um drama porque, infelizmente ambas foram para a escola por volta do 1 ano, e apesar de saber que são bem tratadas, elas sentem um abandono brutal, e eu morro por dentro. Simples! A única coisa que quero é que elas fiquem bem, o que felizmente já começa a acontecer também com a pequenita, o que me deixa apenas e simplesmente feliz. Mas pronto, esta adaptação às escolas é outro dos grandes clichés da maternidade, sobre o qual toda a gente tem muitas certezas e fórmulas. Adiante, eu falava das educadoras. Sempre tive uma sorte gigante com as educadoras das minhas filhas, porque foram um colo seguro para elas. Quando, aos 4 anos, a minha filha mais velha mudou repentinamente de escola, muito corajosa e sem verter uma lágrima, eu dei por mim a chorar como uma madalena porque ía abandonar a Benedita. E quem me conhece compreende a minha própria surpresa. Que é isto? E eu chorava, chorava :) Depois, com a Professora Fátima lá voltamos ao mesmo, quando não contive as lágrimas quando ela, na primeira reunião comigo, passado uns meses de conhecer a minha filha, me disse da forma mais franca e generosa, que a minha filha era muito especial. E, passado 2 anos, na última reunião com ela, em Julho último, lá estavamos as duas abraçadas a chorar. E sinto que, daqui a uns tempos, quando tiver que me despedir da Pi da minha filha mais pequena, não vão faltar lágrimas. Porque gosto muito delas. Mesmo. Por elas gostarem tanto das minhas filhas. E, isso sim, é priceless.

1 comentário:

  1. Priceless és tu, a mãe das minhas filhas! A super mãe galinha, mas um tipo de galinha muito flexível, as nossas meninas são incríveis porque apesar da proteção e mimo da galinha, sempre tiveram liberdade para cair, esfolar os joelhos e sujar a roupa! Ah ha! Qual quer dia começo o meu próprio blog, "do you want something not so simple". O blog está a crescer de forma incrível, adoro o que escreves.

    ResponderEliminar